Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió....



Esse é um dos hinos da cidade... e você com certeza voltará com essa música na cabeça e a saudade no peito!





Imagine você sentado na areia, na sombrinha dos coqueiros, visando um mar de águas mornas, calmo e com tantos tons de verde e azul que você nem sabia que existiam.. essa é Maceió!



Hoje, vou começar falando da cidade de Maceió, e depois darei umas dicas de uns passeios ótimos para fazer nos arredores da cidade.


No aeroporto, logo em frente ao portão de desembarque, existe um balcão de informações turísticas. Ali, você pode pegar mapas e panfletos de locadoras, passeios, atrativos da cidade. Do aeroporto, ainda se percorre mais ou menos 1h até chegar à orla (distancia e transito).



A Maceió “turística” se estende pelos bairros de Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde. Não importa em qual bairro ficar, você vai se deliciar.























Na orla tem um calçadão, onde se pode passear tranquilamente. Tranquilamente!! O policiamento na orla é incrível! Existem viaturas, policiais a pé, policiais à bicicleta. Um patrulhamento de deixar qualquer praia de grande capital para trás.


É também na orla onde se concentram as atrações gastronômicas da cidade. Um dos mais famosos é o Imperador dos Camarões. Eu, pessoalmente, não fui pelo fato de simplesmente não gostar de pescados, mas fui extremamente recomendada. Esse restaurante possui duas filiais na orla e me asseguraram ser a melhor opção para esse tipo de comida. Para quem pensa em aproveitar a culinária alagoana ou brasileira comum, geralmente os hotéis são bem informados e tem inúmeros panfletos de restaurantes a oferecer. E sabe qual é a maior? Muitos desses restaurantes buscam o cliente na porta do hotel! Então nem precisam se preocupar com a lei seca!



Outra parada na orla é o pavilhão de artesanato. Lá você encontra de tudo, inclusive o tradicional filé de Maceió. Quase em frente também tem o centro de artesanato, onde você pode encontrar os mesmos produtos.



Outra grande atração da cidade é sem dúvida, o passeio às piscinas naturais de Pajuçara. Passe lá no dia anterior, para saber qual será o horário do passeio (varia de acordo com a maré). Da praia, você pega a jangadinha que te leva até as piscinas. Se você não tiver óculos de mergulho, geralmente é alugado por 10 reais. E se você quiser tiver fotos com os peixinhos e não tiver uma câmera preparada, lá tem fotógrafos preparados para registrar esses momentos.







O centro da cidade é uma controvérsia. Toda cidade turística tem uma historia para contar. E tem mesmo. Mas pule o city tour, pois é desinteressante e pode ser perigoso. Lembre-se que Maceió não é uma cidade rica, então como em qualquer outra cidade, você vai cruzar com pessoas pedindo esmolas. Para quem já ouviu falar da feira da linha do trem (já foi muito falada no Fantástico), fica próxima ao centro. O guia que me passou essa informação aconselha: “não vá de forma alguma. Lá se aplica golpes e se vende produtos roubados”. Alem disso, as praias do centro são poluídas.



Então, pulemos essa parte!


Dicas, Conselhos, Curiosidades


  • Na orla, há sorveterias com mais de 70 sabores de sorvete!
  • Não se esqueça de comer de comer tapioca na orla!
  • Filtro solar mais alto possível. Acredite, eu que adoro um sol, no meio da semana já estava chorando por um fator 50!
  • Não esquente se chover, essa chuva provavelmente não vai durar mais que 10 minutos
  • Melhor época: de dezembro à fevereiro, a cidade fica lotada por causa das férias. Tente ir à Maceió entre Março à Maio. Nesta época o sol ainda está garantido, as praias claras, e já não é mais alta temporada, ficando tudo mais em conta.
  • Na cidade existe uma taxa de turismo, que geralmente é cobrada por alguns hotéis, na nota fiscal e é repassada para o Maceió Convention & Visitors Bureaux, que serve para financiar o treinamento e capacitação de mão de obra no turismo. A taxa é algo como 1,50 por diária. O turista não é obrigado a pagar se não quiser, o valor deve ser estornado pelo o hotel.
  • Vale muito a pena conhecer Maceió. Uma cidade muito simpática e charmosa, com certeza.
  • Visite o site Guia de Maceió para mais informações.







Nos próximos posts, veja o que mais você poderá conhecer em uma viagem a Alagoas: Praia do Francês, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Praia do Gunga e outros..




Au Revoir!!



Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!

Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!




domingo, 20 de setembro de 2009

Embarque de Ultima Hora

 

Começou neste fim de semana, a maior e mais famosa festa da cerveja no mundo inteiro: Oktoberfest. O evento, que acontece em Munique, na Alemanha, tem programado mais de 200 atrações entre shows de dança e música tradicional, com uma nova curiosidade: todos os repórteres que cobrirem o evento, devem assinar um termo, se comprometendo a não publicar nenhuma foto de "qualquer homem bêbado ou mulher semi-nua". O que será que acontece a mais nessa festa hein?
Para quem ficou com água na boca, o evento termina no dia 30 de setembro.


**

Para quem não é tão fã assim da cerveja, começou também neste fim de semana, a semana de vinhos na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Os restaurantes e hotéis inscritos, promoverão degustações e paletras, e ainda, todos com suas cartas de vinhos, a preço reduzido. Se eu fosse você, não perderia essa, hein?

**

E para quem decidiu viajar em cima da hora, a Gol lançou mais uma promoção daquelas neste fim de semana. A promoção vai até às 6h da próxima quarta-feira,para alguns destinos nacionais e internacionais. Falando nela, a Gol iniciou um vôo direto para São Luis, a partir do Rio de Janeiro. Não faz parte da promoção mas... Fiquem de olho!

**

Para quem não sabe, dia 26 de setembro é comemorado como o dia do Turismo. Alguns eventos são programados nos pontos turísticos de algumas cidades. Procure na sua cidade, se há algo programado, e participe!!

**

Já começou a programação de pacotes para o fim de ano para cruzeiros e resorts. Reserve já o seu!!

**

O post dessa semana será sobre Maceió, a pedido. Se você tiver alguma dica, participe! Entre na comunidade do orkut "A Pequena Viajante", escreva um comentário no blog, ou mande um e-mail para apequenaviajante@hotmail.com.

**

Au Revoir!!


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Quem nunca teve sua bagagem extraviada, perdida, amassada, ou danificada, que atire a primeira pedra!




Durante uma viagem que eu fiz à trabalho no ano passado, com destino à Buffalo (NY-EUA), tive um grande aborrecimento com a Cia aérea por causa de bagagem.


   Imaginem e reconstruam a situação:

   Foi a minha primeira viagem à trabalho/sozinha/internacional (leia-se um nervosismo absurdo, com medo de que tudo pudesse dar errado. E não é que deu mesmo?).


   Meu vôo saia do Rio de Janeiro direto para Atlanta (conexão obrigatória para todos os vôos da Cia aérea que eu voava), e depois de passar pela imigração, eu  deveria embarcar no vôo que seguia para Buffalo. O intervalo entre os vôos era de mais ou menos 40/50 minutos.


   Tudo começou antes mesmo de embarcar. Era época de muita neve, e por isso houve um pequeno atraso na partida, devido à grande quantidade de neve no aeroporto de Atlanta.

   Imaginaram agora o que houve com aquele intervalinho??

   Pois é.... desci correndo do avião, furando a frente de todo mundo, pelo corredor imenso que era até chegar à Imigração. Tive sorte de ser uma das primeiras!!

   Mas a minha sorte acabava ali.


   Fui direto para o “baggage claim”, pois tinha q reembarcar a minha mala para o vôo seguinte.

   Podem imaginar que a minha mala (apesar de estar adesivada com aquela etiqueta verde-extra-fluorescente que dizia “Priority”), não chegou nem perto de ser uma das primeiras a aparecer na esteira....

   Depois disso tudo, consegui embarcar a mala e fui correndo para o próximo vôo.

   Pensaram que eu embarquei e vivi feliz para sempre?
   Não mesmo....

   Quando eu cheguei ao aeroporto de Buffalo... cadê a mala??  Ninguém sabia me responder!!!! Tive que achar o guichê de “bagagens perdidas” da companhia para comunicar que a minha mala não havia chegado.

   Recebi um papelzinho com a informação do protocolo, e a informação de que até o final do dia, minha mala seria entregue no hotel.

Não é que eu recebi mesmo??

    Mas a recepcionista veio toda chorosa “Mrs, I am really sorry, but it was not our fault! It was already like this when we received it!(Senhorita, eu sinto muito mesmo, mas não foi nossa culpa! Ela já estava assim quando a recebemos!)

   Pois é… uma mala tamanho G, pesada, cheia de casacos, com a roda quebrada!!!!

   Tive que passar o resto da viagem (que ainda estava começando e ainda tinha escalas!!!) carregando literalmente a mala.

   Pois é meus caros, a vida útil das bagagens esta diminuindo cada vez mais....

   E sabe o que mais? A Cia me informou lá nos EUA, que não era responsabilidade deles resolver esse tipo de coisa....

   Ainda bem que no Brasil, as coisas são um pouco melhores em relação a isso!! No final de muita reclamação, consegui ao menos ganhar uma mala nova.

   Essa historia se repete para milhares de viajantes por aí. E aconteceu com mais esse. Era um grupo de músicos americanos que viajavam dentro dos EUA, quando teve seu violão embarcado quebrado. E eles assistiram da janelinha do avião, enquanto o “massacre” acontecia! Eles tentaram indenização, e claro que não conseguiram. Como o próprio dono do clipe e musica disse “Se eu fosse advogado, eu processaria. Mas como eu sou músico, resolvi escrever uma canção”. Deu tanto certo, que a Cia aérea decidiu procurar o dono da guitarra, e indenizá-lo, desde que em troca, ele tirasse o vídeo da internet. Mas ele preferiu que seria muito mais justo a propaganda contra a empresa. A parte boa da história, é que finalmente a carreira do pobre homem começou a voar... =D

Assistam ao vídeo e divirtam-se!!!

Caso não consiga visualizar, clique aqui.
---*---

Para evitar transtornos maiores para vocês, aqui vai uma dica:

No caso do dono do violão, ele fez a reclamação para a Cia, em 6 dias depois do ocorrido.

Para que a Cia tenha a obrigação de indenizar, ou reparar a sua bagagem, no caso de extravio, danos, ou até furto, a reclamação deve ser feita ainda dentro do aeroporto. Uma vez que a mala saiu do aeroporto, eles não podem mais responder pelo problema.

Então sempre que vocês notarem algo de errado na sua bagagem, abra-a ainda no aeroporto e tente conferir seus pertences, para que possa ser tomada uma providência.

---*---


Bon Voyage!!

Au Revoir!!

Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!


Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!! 

Créditos: Carlos Alberto, obrigada por me mandar esse assunto por e-mail, há algumas semanas!!

domingo, 13 de setembro de 2009

É um pássaro? Um avião? Não, é um albergue!!

   O nome é Jumbo Jet Hostel. E a idéia não foi de um japonês...


   Para você que curte albergues, surgiu uma novidade: um albergue dentro de um avião.

   Chega de turbulências!!!


   O projeto surgiu em 2006, quando Oscar Dios ouviu sobre a venda de uma "carcaça" de um 747que havia sido construído em 1976. Em dezembro de 2007, as autoridades de Estocolmo, na Suécia, autorizaram o estabelecimento do albergue-jumbo na entrada do aeroporto internacional. Em janeiro de 2008, o avião foi removido para a reconstrução do interior, para nova pintura e decoração.O albergue foi inaugurado este ano, e está pronto para receber hóspedes de todos os lugares do mundo.




   O albergue tem 25 quartos, na sua maiora triplos, e o quarto "vip" de luxo, fica na cabine do piloto, com vista panorâmica para o pátio do aeroporto.













   Os quartos custam entre U$45 e U$115, dependendo da quantidade de camas e da época, claro!













 
   Lembrando que como na maioria dos albergues, o banheiro é comum a todos os hóspedes.
 
E aí? Que tal?
Para reservar o seu quarto, acesse: Jumbo Jet Hostel
.
.
Au Revoir!!!
 .
.
 Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ilha Grande - O Paraíso Verde-Azul - Pt II

Voltando à Ilha Grande, com muito prazer...


   Roteiro Leste da Vila: Palmas, Lopes Mendes, Ilha do Morcego e Abraãozinho.
  
   A Praia dos Mangues está localizada na Enseada de Palmas, e é uma praia tranquilíssima de águas claras. Nela, há um pequeno restaurante flutuante e um pequeno cais para receber os saveiros de passeios.
   A partir da Praia dos Mangues, o caminho até Lopes Mendes é feito por terra. Essa praia é virada para o oceano, sendo mais agitada, por isso, os saveiros aguardam no cais de Palmas. É uma trilha tranquila, de aproximadamente 30 minutos de caminhada. Na foto ao lado, uma foto tirada no início da trilha.
   Lopes Mendes. O Azul no Paraíso Verde.
   Olhando assim, parece até alguma praia na região de Cabo Frio... Mas está bem no coração da Costa Verde do Rio de Janeiro. Considerada uma das mais bonitas praias da ilha, segundo o Guia 4 rodas.
   Essa é a praia de Abraãozinho. Infelizmente não pude passar por ela. Ela tem águas calmas, pelo fato de ser uma pequena bacia quase fechada. Para quem não pode fazer o passeio do saveiro, pode também pegar um "taxi boat" para vir a esta praia, que fica muito próximo da Vila de Abraão.
   Essa é a Ilha do Morcego e a pedra da Tartaruga. Essa pequena ilha fica a menos de 2 km do cais da Vila.
   Muita gente não sabe (como eu não sabia quando estive lá) que não é uma ilha particular, e pode-se visitar. É perfeita para a prática de Snorkeling. Para aproveitar mais essa oportunidade, basta alugar um barco na Vila e não se esqueça do snorkel!

    Além de todos esses lugares que eu apresentei para vocês, a Ilha tem mais de 100 outras praias, cada uma com sua particularidade e todas elas têm meios de hospedagem. Para chegar até elas, deve-se pegar um barco no próprio cais da Vila e algumas pousadas ainda oferecem a opção de buscar o seu hóspede no cais.

   Dentre tantas outras praias, as quais eu ainda não tive oportunidade de conhecer também, preciso destacar a Praia do Aventureiro. É a preferida entre muitos dos que frequentam a Ilha antes de tanta fama, apesar de ser tão distante da Vila. Praia de águas calmas e transparentes, que tem um tom de azul impressionante, essa praia recebeu esse nome, por ter seu acesso extremamente dificultado quando há mudanças de tempo. Mas palavra de quem já foi: "Vale muito a pena".

   Além de todos esses belos passeios, para os mais "aventureiros", a Ilha possui um sistema de trilhas, todas sinalizadas, e por elas, pode-se ir à qualquer parte desejada. Mas, para isso, informe-se antes, pois a Ilha Grande não tem esse nome à toa!


Algumas Respostas Para Algumas Perguntas:

Para chegar à Ilha Grande, deve-se deixar o carro estacionado em Mangaratiba ou Angra, ou ir de ônibus. A barca é somente para pessoas;

   Além de pousadas simples, para quem gosta de estar em maior contato ainda com a natureza, ou simplesmente curtir, a ilha tem áreas para camping. Mas antes, informe-se se é uma área autorizada. A Ilha é um parque ambiental, e por isso, há forte fiscalização principalmente no verão;
   Não há caixa eletrônico ou agência bancária na Ilha, e nem todos os estabelecimentos utilizam sistema de cartão, por isso, vá prevenido;
   Mais uma vez, evite feriados!
Para mais informações, acessem: Ilha Grande.org
   Divirtam-se!!
 
Au Revoir!!








 *** Créditos: todas as fotos com exceção da Praia do Abraãozinho e Aventureiro, foram tiradas por mim mesma e por Leandro Derrico, as demais, foram recolhidas pela web.***

 Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar!

domingo, 6 de setembro de 2009

Ilha Grande - O Paraíso Verde-Azul

Atendendo a um pedido, apresento-lhes o paraíso verde-azul do Rio de Janeiro...



   A Ilha Grande é a maior ilha da bacia de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro. É um paraíso verde, com suas quase 100 praias e prainhas, entre calmas e agitadas, dependendo da sua localização. As praias da bacia (voltadas para o continente) são mais calmas e transparentes, perfeitas para quem gosta da prática de mergulho. As voltadas para o oceano, são mais agitadas, sendo perfeitas para quem pratica surf. Todas igualmente lindas!!
   Tive oportunidade de ir à ilha no ano passado, e lamentei por já não ter ido antes. Infelizmente foi só um fim de semana, e não pude conhecer nem ao menos 1/3 da ilha. Vou então escrever inicialmente sobre o que eu pude conhecer, e após, escrevei sobre o resto da ilha. Espero que gostem!

   Para chegar à Ilha, pode-se pegar a balsa, a partir de Mangaratiba ou a partir de Angra dos Reis. Ainda, pode-se também alugar um saveiro a partir dos mesmos lugares. Não importa de onde partir, a viagem dura entre 1h e 1h30. Então meu conselho pessoal, especialmente para as meninas: não se esqueçam de levar aquele santo remedinho para enjôo, para quem precisa! Não, a viagem não é agitada, a ilha é bem próxima do continente, apesar da 1h30 de viagem e é dentro da bacia, tendo águas calmas. É mais por precaução! E se o tempo estiver meio instável, aconselho a remarcar a viagem, se for possível. A área de Angra dos Reis pode ser bem instável se o tempo não estiver firme.

   A ilha tem uma vila principal, chamada Vila do Abraão. Era uma vila de pescadores inicialmente, mas com o crescimento do turismo na área, a vila agora possui inúmeras pousadinhas e é onde está concentrada a população da ilha. Não há transito de veículos, além dos do Parque Estadual da Ilha Grande. Para quem gosta de luxo, é bom pesquisar a melhor opção, pois as pousadas em geral são bem simples e rústicas. Apesar de sua simplicidade, a ilha hoje recebe turistas de vários cantos do mundo. E segundo o Guia 4 Rodas, os argentinos estão em primeiro lugar da lista novamente. Então mais uma vez a dica: evite feriados, a ilha enche!

A partir da Vila, pode-se pegar barcos para passeios maravilhosos ou até mesmo como transporte para outros cantos da ilha, onde também há hospedagem.
   A praia da Vila não é utilizada para banho, até pelo fato de servir como "porto" da ilha. Mas bem próximo do centro, há pequenas praias das quais pode-se chegar caminhando poucos minutos. Dentro do Parque, pode-se ir a uma das praias mais conhecidas da Vila, a Praia Preta. É uma praia pequena e é assim chamada pelas suas areias escuras. Logo após essa praia, pode-se visitar as ruínas do Lazareto e o Aqueduto.
É um dos passeios mais feitos na ilha. O Lazareto foi construído durante o império e teve inúmeras funções ao longo da sua "vida". Dentre elas, funcionou como presídio até ser desativado. Lá as pessoas podem entrar no que restaram de suas "celas". Eu pessoalmente, preferi não entrar.

   Ainda dentro do Parque, por meios a trilhas bem sinalizadas, é possível tomar banho de cachoeiras, e para os mais ousados, dar a volta na ilha em alguns dias.
   Voltando aos passeios de barco, um dos principais roteiros, o roteiro oeste da ilha (a partir da Vila): Lagoa Azul, Freguesia do Santana, Saco do Céu e Japaris.
A Lagoa Azul é um dos lugares mais bonitos da ilha, e a partir das fotos abaixo, acho que não preciso dar mais detalhes... Nada mais é do que o encontro de duas ilhotas, onde a água é de um azul inacreditável.
Neste ponto, os saveiros param para que os turistas possam mergulhar junto com os peixinhos sargento. Não é raso pessoal, mas os saveiros oferecem canudos.


A esquerda, Freguesia do Santana. No século passado foi o centro de desenvolvimento econômico da Ilha Grande.







A direita, Saco do Céu, de onde pode-se ter a bela vista do Pico do Papagaio.
Japaris, é a parada para o almoço. Praia pequena e sossegada, com uma infra-estrutura muito simples.

Próximo post, roteiro leste da ilha e um pouco mais da ilha....
Au Revoir!
Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje, não deixe de registrar!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Boas notícias?!

   Um "post extraordinário" para divulgar novas posições sobre o projeto de regulamentação da profissão do turismólogo.

 
    Ainda hoje, circularam e-mails de divulgação da campanha "Turismólogo já", lançada pela presidente da ABBTUR (Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo) Tânia Omena.
    O projeto da regulamentação da profissão mais uma vez esteve em pauta, ontem, no Congresso Nacional. Segundo a divulgação do site Panrotas, ainda ontem, o projeto do Senado foi aprovado pela Câmara. Porém ainda deverá sofrer emendas.  Se o projeto entrar em execução, o exercício da profissão será conferido somente aos profissionáros de curso superior em Turismo e Hotelaria, e ainda, aos profissionais não graduados que atuem na área há pelo menos 5 anos, a partir da data da publicação da lei (Há quem discorde!!).
    Ainda segundo o site, este projeto já havia sido aprovado anteriormente, mas não entrou em vigor pelo veto do nosso querido Senhor Presidente Lula.

    Mais informações: Panrotas
 
    Para quem é da profissão ou simpatizante à causa, pode se manifestar também: envie um e-mail ao Presidente e manifeste a sua simpatia à causa!! Só conseguiremos com "muito barulho".
 
 
***
 
    Agora, mudando totalmente de assunto, atendendo a um pedido, o próximo post será sobre a Ilha Grande-RJ.
 
Au Revoir!!
 
 
Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje, não deixe de registrar!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Armação de Búzios - Pt II

O turismo em Búzios teve início após a visita da bela atriz francesa Brigitte Bardot, que visitou a cidade em 1964. Desde essa época, Búzios se tornou conhecida internacionalmente.

Para quem ainda não teve oportunidade de conhecer Búzios,  ela foi um dos panos de fundo escolhidos para o filme nacional em cartaz "À Deriva". Na cidade também estavam sendo filmados os capítulos iniciais da nova novela da Globo "Viver a Vida".

Agora com vocês... uma das melhores versões do Paraíso:

Vista entre lojas da Rua das Pedras
Rua das Pedras
Orla Bardot
Praia da Ferradura
Praia Brava


Praia de Geribá
Praia do Forno
Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje, não deixe de registrar!