Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

domingo, 6 de setembro de 2009

Ilha Grande - O Paraíso Verde-Azul

Atendendo a um pedido, apresento-lhes o paraíso verde-azul do Rio de Janeiro...



   A Ilha Grande é a maior ilha da bacia de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro. É um paraíso verde, com suas quase 100 praias e prainhas, entre calmas e agitadas, dependendo da sua localização. As praias da bacia (voltadas para o continente) são mais calmas e transparentes, perfeitas para quem gosta da prática de mergulho. As voltadas para o oceano, são mais agitadas, sendo perfeitas para quem pratica surf. Todas igualmente lindas!!
   Tive oportunidade de ir à ilha no ano passado, e lamentei por já não ter ido antes. Infelizmente foi só um fim de semana, e não pude conhecer nem ao menos 1/3 da ilha. Vou então escrever inicialmente sobre o que eu pude conhecer, e após, escrevei sobre o resto da ilha. Espero que gostem!

   Para chegar à Ilha, pode-se pegar a balsa, a partir de Mangaratiba ou a partir de Angra dos Reis. Ainda, pode-se também alugar um saveiro a partir dos mesmos lugares. Não importa de onde partir, a viagem dura entre 1h e 1h30. Então meu conselho pessoal, especialmente para as meninas: não se esqueçam de levar aquele santo remedinho para enjôo, para quem precisa! Não, a viagem não é agitada, a ilha é bem próxima do continente, apesar da 1h30 de viagem e é dentro da bacia, tendo águas calmas. É mais por precaução! E se o tempo estiver meio instável, aconselho a remarcar a viagem, se for possível. A área de Angra dos Reis pode ser bem instável se o tempo não estiver firme.

   A ilha tem uma vila principal, chamada Vila do Abraão. Era uma vila de pescadores inicialmente, mas com o crescimento do turismo na área, a vila agora possui inúmeras pousadinhas e é onde está concentrada a população da ilha. Não há transito de veículos, além dos do Parque Estadual da Ilha Grande. Para quem gosta de luxo, é bom pesquisar a melhor opção, pois as pousadas em geral são bem simples e rústicas. Apesar de sua simplicidade, a ilha hoje recebe turistas de vários cantos do mundo. E segundo o Guia 4 Rodas, os argentinos estão em primeiro lugar da lista novamente. Então mais uma vez a dica: evite feriados, a ilha enche!

A partir da Vila, pode-se pegar barcos para passeios maravilhosos ou até mesmo como transporte para outros cantos da ilha, onde também há hospedagem.
   A praia da Vila não é utilizada para banho, até pelo fato de servir como "porto" da ilha. Mas bem próximo do centro, há pequenas praias das quais pode-se chegar caminhando poucos minutos. Dentro do Parque, pode-se ir a uma das praias mais conhecidas da Vila, a Praia Preta. É uma praia pequena e é assim chamada pelas suas areias escuras. Logo após essa praia, pode-se visitar as ruínas do Lazareto e o Aqueduto.
É um dos passeios mais feitos na ilha. O Lazareto foi construído durante o império e teve inúmeras funções ao longo da sua "vida". Dentre elas, funcionou como presídio até ser desativado. Lá as pessoas podem entrar no que restaram de suas "celas". Eu pessoalmente, preferi não entrar.

   Ainda dentro do Parque, por meios a trilhas bem sinalizadas, é possível tomar banho de cachoeiras, e para os mais ousados, dar a volta na ilha em alguns dias.
   Voltando aos passeios de barco, um dos principais roteiros, o roteiro oeste da ilha (a partir da Vila): Lagoa Azul, Freguesia do Santana, Saco do Céu e Japaris.
A Lagoa Azul é um dos lugares mais bonitos da ilha, e a partir das fotos abaixo, acho que não preciso dar mais detalhes... Nada mais é do que o encontro de duas ilhotas, onde a água é de um azul inacreditável.
Neste ponto, os saveiros param para que os turistas possam mergulhar junto com os peixinhos sargento. Não é raso pessoal, mas os saveiros oferecem canudos.


A esquerda, Freguesia do Santana. No século passado foi o centro de desenvolvimento econômico da Ilha Grande.







A direita, Saco do Céu, de onde pode-se ter a bela vista do Pico do Papagaio.
Japaris, é a parada para o almoço. Praia pequena e sossegada, com uma infra-estrutura muito simples.

Próximo post, roteiro leste da ilha e um pouco mais da ilha....
Au Revoir!
Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje, não deixe de registrar!

3 comentários:

Livia disse...

uhuuw !! brigada, tia paula!! espero o próximo post! bjosss

Lilian disse...

Oi,Paula. Acabo de conhecer o seu site e já me deparo com um post sobre a Ilha Grande. Eu já conheço a ilha, trabalhei lá inclusive, num projeto da UERJ, mas meu marido ainda não foi, logo, vou ter que voltar (ai, que sacrifício...).
Usarei suas dicas, com certeza!
Parabéns pelo blog.
Bjs
Lilian
http://vidaeviagem.blogspot.com

André Alécio disse...

A Ilha Grande é realmente muito bonita, são aproximadamente 106 praias para todos os gostos. Estive fazendo a volta da Ilha em Julho do ano passado e recomendo.
ficaram legais suas fotos e tambem as dicas

bjos