Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

sexta-feira, 4 de março de 2011

“Mira, em Barranquilla se baila así...”

No ano passado, A Pequena Viajante apresentou alguns carnavais diferentes à vocês: Carnaval de St. Marteen, de Veneza e o Mardi Gras de Nova Orleans... O que temos desta vez?

O Carnaval de Barranquilla é um dos mais tradicionais, e é o que mais se parece com o carnaval do Rio, e só perde para ele, em relação a proporção do evento.

É uma reunião de cores, raças, lendas, brincadeiras e ritmos. A festa reúne diferentes estilos de musica colombiana e expressa a criatividade de seu povo claramente: na musica, na dança, nas fantasias e no jeito de celebrar a alegria. Nesta festa, definitivamente o protagonista é o colombiano.


Em 2003, a UNESCO declarou o carnaval de Barranquilla Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

O Carnaval em Barranquilla sempre inicio 4 dias anteriores a quarta-feira de Cinzas.


Durante este período, a cidade pára de funcionar, dando a lugar a milhares de dançarinos e foliões espalhados pelas ruas durante os desfiles.

O ponto alto da festa é logo no primeiro dia de festa, sábado, onde acontece a Batalha das Flores. A Batalha é um desfile de carruagens, grupos de bailes e fantasias, onde é presidido pela carruagem da Rainha do Carnaval, que joga flores aos foliões, seguida por uma corte de príncipes e princesas. A maioria dos foliões desfila com um capuz com nariz comprido, característica de seu Carnaval.

No domingo, acontece o desfile “Gran Parada”, onde o foco são as danças populares.


Na segunda, acontece o “desfile da 84”, uma encenação teatral e cultural em plena folia. O desfile conta a historia da Rainha do Carnaval que se veste de negro, viúva de Joselito Carnaval. Joselito é o personagem mais importante do Carnaval de Barranquilla, símbolo de alegria e festa, que morre depois de quatro dias de festa.
  

Na terça-feira é o dia do Enterro de Joselito Carnaval. Seu enterro é uma simbólica despedida da folia, dando inicio à Quaresma católica.

Este Carnaval é o melhor exemplo de misturas culturais: teve origem na influencia européia, africana e indígena sobre seu povo.


Para saber mais informações sobre esta festa, acesse carnavaldebarranquilla.org.

Au Revoir!

2 comentários:

Celena disse...

Olá, passei por aqui e amei seu blog...tem tudo que eu gosto, amo viagens, conheço alguns lugares aqui no brasil, mas meu sonho mesmo é ir pra fora do país, por exemplo:um natal em NY, Esquiar em Bariloche, mardi gras em New Orleans. Ficarei sempre de olho nas sua informações, um grande abraço.

Recife disse...

Bem colorido, deve ser divertido.