Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mardi Gras - Carnaval de Nova Orleans, EUA


 O Carnaval de Nova Orleans, nos EUA, é conhecido como “Mardi Gras” (do Francês, Terça-feira gorda) e é uma das manifestações carnavalescas mais famosas do mundo. O festival começa mais ou menos duas semanas antes da terça-feira gorda, quando os moradores e visitantes vão aquecendo as comemorações para o grande dia, que atrai mais de quatro milhões de pessoas anualmente.


 

A festa de Mardi Gras surgiu no século XVII, através de colonizadores franceses.




O carnaval de Nova Orleans tem como símbolos as cores: dourado que almeja poder, verde afirmando a fé e roxo invocando a justiça. Outros símbolos são as mascaras, a flor de lis e os colares de contas; os chamados "beads".



 Durante o Mardi Gras, 50 agremiações desfilam pelas ruas da cidade, com seus carros alegóricos devidamente decorados, os bares ficam abertos e as ruas lotadas de gente animada a cada agremiação que passa.







As pessoas se fantasiam com o que vier na cabeça: máscaras, roupas escandalosas e improvisadas, e gritam para as outras “throw me something!! (joque algo em mim!)”, com a intenção de voltar pra casa com as bolsas cheias de colares, moedas do festival, xícaras de plástico, qualquer coisa que tiverem à mão. Há quem admita o vício nessas bugigangas durante o Mardi Gras!

*momento "throw me something"


Nos dias antecedentes ao carnaval, a cidade vende todos os tipo de produtos e bugigangas com a temática Mardi Gras: máscaras, fantasias, roupas, colares, pulseiras, máscaras, moedas, doces, balas, chicletes, copos, bolsas, chapéus, tudo o que você possa imaginar!!!

 
 
O sortudo que oferecer maior quantidade de colares de contas à uma mulher, em troca, ela lhe mostrará os seios! Esse hábito se tornou super popular nas festas de Mardi Gras, a partir do sec. XIX.

Fato: quem já ouviu falar do Mardi Gras, com certeza já sabia desse "fogo" de Nova Orleans. E é justamente por essa fama, que a prefeitura decidiu criar desfiles e brincadeiras mais familiares durante o dia, para que as crianças também pudessem participar.
 
 
Com tanta turbulência, ninguém poderia dizer que o Mardi Gras havia sido oficializado como uma comemoração da Igreja Católica Romana prévia à quaresma.

 

Além de tanta badalação, o Mardi Gras também é um período onde se busca muita cultura: teatro, bailes dramáticos, e a famosa música de Nova Orleans.
E aí, já preparou os seus colares?

 Au Revoir! 
*todas as fotos deste post foram retiradas da internet 

Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! 
Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!
Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!


3 comentários:

Paulo (Ghost) disse...

Realmente, já participei do carnaval de Nova Orleans e posso dizer que é maravilhoso!!

A alegria é contagiante, as pessoas são maravilhosas, isso sem contar com as figuras que encontramos pela frente ao longo dos 7 dias que fiquei por lá.

Realmente vale a pena conferir, não só o carnaval em si, mas para quem curte jazz, blues irá se sentir em casa.

Excelente post, parabéns!!

Laís disse...

Já ouvir falar muito nesse carnaval, a galera é bem louca e animada, tenho muita vontade de passar pelo menos uma vez o carnaval em Nova Orleans, parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

na verdae so soube do festival por causa duma pesquisa da escola, mas valeu apena os videos sao muito legais, nunca fui la mas estou curiosa!