Poucos já ouviram falar de Belize, apesar de ser um país inteirinho.
É verdade também que ele é pequenininho ali bem na confusão da América Central.
Mas ele guarda um lindo segredo da natureza: o Great Blue Hole.
Esta “caverna vertical” ficou famosa após o baladíssimo mergulhador/”descobridor dos 7 mares” Jacques Cousteau ter declarado o tal lugar estando entre os “top ten” dos melhores lugares para mergulho no mundo.
Os mergulhadores continuam sendo atraídos para lá pela chance de conhecer diversas espécies de peixes, incluindo garoupas gingantes, tubarões de vários tipos e até uns mais raros.
Esse “buraco” se encontra em uma formação de recifes naturais que pertence à maior barreira de corais do oceano atlântico, e também, o segundo maior do mundo. (o terceiro está na costa brasileira)
Ele é tão grande (300m de diâmetro), e fundo (125m de profundidade) e com uma tonalidade de azul tão escura, que pode ser visto do espaço!
Mas candidato a uma vaga na lista das 7 Novas Maravilhas Naturais mesmo, foi o Dean’s Blue Hole, que não é menos bonito. (foi excluído na primeira etapa)
Esse é o mais fundo do mundo conhecido, com mais ou menos 200m de profundidade e está localizado nas Bahamas.
A ciência explica que esses buracos são resultados da água de chuva tendo embebido, através de fraturas de rocha de calcário, para o lençol freático do nível do mar na era glacial. Existem diversos no mundo, sendo que eles geralmente só chegam a 100m de profundidade. O que faz do Dean’s Blue Hole, mais inacreditável
O Dean's Hole está pertinho da praia, convidativo para um mergulho!
Au Revoir!
3 comentários:
Uau...você esteve lá e tirou esta foto linda? Como grande fã de Jacques Cousteau, já tinha ouvido falar do grande buraco azul que ele (re)descobriu na década de 70. Parabéns pela viagem, estou encantada!!!
Bjs,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com
Pôxa, que inveja de você!!já que não posso viajar tanto, vou te seguir pelo menos aqui no seu blog,amei,muito interessante.bj
tati
conheça o meu também-bytatibarros-al.blogspot.com
Olá, Paula.
Muito bom esse post.
Pouca gente conhece a beleza dos Blues Holes. E você conseguiu descrever muito bem, além das fotos maravilhosas.
Na nova rede social de viagens, Milevo, há páginas específicas para essas atrações.
Você pode colocar fotos e interagir com outros viajantes:
http://www.milevo.com.br/atracao/great-blue-hole
http://www.milevo.com.br/atracao/deans-blue-hole
Esperamos você lá!
Abraços,
Equipe Milevo
@Milevocom
www.milevo.com
Postar um comentário