Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

terça-feira, 16 de março de 2010

Nyepi Day, Dia do Silêncio


Todo país possui a sua cultura. E alguns, até o calendário é diferente. Entre os mais conhecidos, em fevereiro, tivemos o Ano Novo Chinês.

Em Bali, hoje, é celebrado o Nyepi Day.

Entenda melhor...

Os balineses adotaram o calendário gregoriano (igual ao nosso) para negócios e propósitos governamentais. Para celebrações, adorações religiosas, cerimônias e outras atividades que definem a vida balinesa, eles possuem 2 calendários; Pawukin (semana) e Sasih (meio mês).

Utilizando esses calendários baseados nas luas, o inicio do ano balinês, neste ano, é comemorado hoje, 16 de março, Nyepi Day.

Nyepi Day significa “dia do silêncio” e é celebrado com um festival que dura 4 dias em todo o vilarejo.

O festival acontece na seguinte forma:
  • Melasti ou Mekiyis ou Melis (três dias antes de Nyepi)
 
 

Este dia é destinado à limpar a natureza, e a tomar o “Amerta” (fonte da vida eterna) do mar, lagos e rios. Neste dia, todas as efígies dos Deuses de todos os templos da vila são levadas ao rio em cerimônias longas e coloridas. 
  • Tawur Kesanga (um dia antes de Nyepi)
 Neste dia, todas as aldeias realizam uma cerimônia de exorcismo na estrada principal da vila. Os balineses fazem os Ogoh-ogohs (monstros ou espíritos malignos feitos em bambu) para fins de carnaval. Esses monstros, gigantes de olhos esbugalhados, cabelo assustador e presas, simbolizam os espíritos do mal que cercam o nosso ambiente e que devem ser banidos de nossas vidas. Esse carnaval é realizado em toda a Bali seguinte ao pôr do Sol. À noite os hindus celebram Ngerupuk, fazendo ruídos e ateando fogo nos Ogoh-ogohs com tochas, a fim de expulsar os espíritos do mal das nossas vidas.
  • Nyepi Day
Neste dia, é proibido realizar qualquer atividade normal diária. A única pessoa que circula pela vila neste dia, é o Pecalangs, que são os seguranças tradicionais balineses, vestidos com um uniforme preto e Udeng (chapéus tradicionais). Eles são encarregados de além da segurança, neste dia especifico, eles são encarregados também de impedir quaisquer atividades que perturbem Nyepi. Eles devem assegurar que não haja transito de pedestres ou veículos nas ruas. Neste dia, é proibido trabalhar, viajar, e até mesmo assistir TV ou ouvir um rádio e as luzes devem ser minimizadas ao máximo.
Em Nyepi, Bali espera que o mundo seja limpo e que tudo recomece, através do controle simbólico sobre si mesmo e da força do mundo.
 *Pecalangs*

  • Ngemback Geni (o dia seguinte a Nyepi)
 Neste dia, os balineses costumam visitar e perdoar uns aos outros e fazendo o canto Dharma (Dharma são certificados antigos com musicas e letras).



Nyepi é, talvez, a mais importante festa religiosa da ilha e a proibição é levada seriamente em conta, especialmente em aldeias fora do cinto turístico de Bali do sul. Os hotéis são isentos das práticas de Nyepi, mas as ruas continuaram fechadas para pedestres e veículos. Portanto, se você estiver em Bali durante Nyepi, é melhor curtir o hotel.

Para mais informações, acesse Indo.com

E aí, preparado para recomeçar?


Au Revoir!



*Texto retirado do site Indo.com
*todas as fotos deste post foram retiradas da internet 

Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! 
Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!
Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!

Nenhum comentário: