Saint Patrick, ou melhor, São Patrício, é um dos padroeiros da Irlanda reverenciado no dia 17 de março por comunidades irlandesas espalhadas por todo o mundo, sendo este dia, feriado na Irlanda.
O primeiro desfile do St. Patrick's Day não teve lugar na Irlanda, mas nos Estados Unidos.
Durante os 35 anos seguintes, o patriotismo irlandês entre os imigrantes americanos floresceu. Cada grupo iria realizar desfiles anuais com gaita (que na verdade se tornou popular nos exércitos escoceses e ingleses) e bateria.
Em 1848, várias sociedades irlandesas de Nova York decidiram unir suas paradas para formar um dia para St. Patrick's Day Parade. Hoje, esse desfile é o desfile civil mais antigo do mundo e um dos maiores nos Estados Unidos, com mais de 150.000 participantes.
Cada ano, quase três milhões de pessoas da seguem a parada para assistir a procissão, que leva mais de cinco horas. Boston, Chicago, Filadélfia e Savannah também comemorar o dia com desfiles envolvendo entre 10.000 e 20.000 participantes.
Hoje, o St. Patrick's Day é celebrado por pessoas de todas as origens nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte abrigue a maior produção, St. Patrick's Day foi comemorado em outros locais longe da Irlanda, incluindo o Japão, Cingapura e Rússia.
O Dia de São Patrício foi tradicionalmente uma ocasião religiosa. Na verdade, até a década de 1970, as leis obrigavamo fechamento dos pubs irlandeses no dia 17 de março. A partir de 1995, no entanto, o governo irlandês começou uma campanha nacional para uso St. Patrick's Day como uma oportunidade para impulsionar o turismo e mostrar Irlanda para o resto do mundo. No ano passado, perto de um milhão de pessoas participaram do Festival de St. Patrick em Dublin, uma celebração de vários dias, com desfiles, shows e produções de teatro ao ar livre e espetáculos pirotécnicos.
Green River
Chicago é famosa por um evento anual um tanto peculiar: o tingimento do rio Chicago de verde. A tradição começou em 1962, quando os trabalhadores do controle de poluição da cidade usavam corantes para traçar as descargas ilegais de águas residuais e perceberam que o corante verde pode fornecer uma maneira única de celebrar o feriado. Naquele ano, eles lançaram 100 quilos de corante vegetal verde para o rio, o suficiente para mantê-la verde por uma semana!
Hoje, a fim de minimizar os danos ambientais, apenas 40 quilos de corante são utilizados, tornando o Green River por apenas algumas horas. Embora os historiadores de Chicago afirmarem que tiveram a idéia do rio verde originalmente, alguns nativos de Savannah acreditam que a idéia se originou em sua cidade. Eles apontam que, em 1961, o prefeito de Savannah Tom Woolley tinha planos para um rio verde. Devido às águas agitadas em 17 de março, o experimento falhou e Savannah nunca tentou tingir o rio novamente.
Hoje, a fim de minimizar os danos ambientais, apenas 40 quilos de corante são utilizados, tornando o Green River por apenas algumas horas. Embora os historiadores de Chicago afirmarem que tiveram a idéia do rio verde originalmente, alguns nativos de Savannah acreditam que a idéia se originou em sua cidade. Eles apontam que, em 1961, o prefeito de Savannah Tom Woolley tinha planos para um rio verde. Devido às águas agitadas em 17 de março, o experimento falhou e Savannah nunca tentou tingir o rio novamente.
O simbolismo
O trevo, que também foi chamado de seamroy "pelos celtas, era uma planta sagrada na Irlanda antiga, porque ela simbolizava o renascimento da Primavera. Por volta do século XVII, o Shamrock havia se tornado um símbolo do emergente nacionalismo irlandês. Como o Inglês começou a confiscar terras da Irlanda e fazem leis contra o uso da língua irlandesa e as práticas do catolicismo, muitos irlandeses começaram a usar o trevo como símbolo de seu orgulho em sua herança e seu descontentamento com a regra de Inglês.
Em 1959, Walt Disney lançou um filme chamado Darby O'Gill & The Little People, que introduziu América para um tipo muito diferente de duende que o homem rabugento pouco do folclore irlandês. Este alegre, simpático duende é uma invenção puramente americana, mas evoluiu rapidamente para um símbolo facilmente reconhecível, tanto do Dia de São Patrício e da Irlanda em geral.
*todas as fotos deste post foram retiradas da internet
Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar!
Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!
Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!
4 comentários:
Olá vi seu pedido de amizade no blog blogs, como la está com problemas para aceitar amigos, gostaria de trocar banners com o blog Pequena Viajante. Já inclui seu banner no Firme na Paçoca (http://www.firmenapacoca.com.br), Aguardo retorno. Obrigado
OI!!! SEU BLOG É MUITO INTERESSANTE... VIAJAMOS ATRAVÉZ DAS IMAGENS...
SOU SEU FÃ. VISITE O MEU BLOG:
http://analfabeto.spaceblog.com.br
Olá,vi o seu pedido de amizade no blog blogs e já te adicionei.Tenho lua em sagitário que rege justamente as viagens.Meu blog é sobre terapia floral.
Visite-o.
Olá, adorei seu blog, gosto muito de viajar tb! Bom, tentei aceitar seu pedido de amizade no blog blogs, mas está dando erro!!! De uma passadinha no meu blog (http://elas-querem.blogspot.com/), ele ainda está em construção, mas a cada dia aprendo algo mais!!!! bjs
Postar um comentário