Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

San Andrés e o Mar das Sete Cores

 
A Ilha de San Andrés faz parte de um conjunto de ilhas do Caribe, localizado a mais ou menos 700 km da costa da Colômbia.

 A Ilha é famosa pela realização de casamentos dentro e fora d’água (para isso, é somente necessária a apresentação do passaporte do casal) e muito cobiçada nas compras de bebidas, eletrônicos e perfumes, por ser considerada uma zona franca.

Além disso, é um lugar perfeito para quem pratica esportes náuticos, como mergulho, snorkeling e windsurfe. Segundo especialistas em mergulho, as suas praias já ocuparam o topo da lista dos melhores destinos do planeta. A visibilidade para mergulho em média, é de 20 a 30 m de profundidade. No mergulho, além dos barcos naufragados, sua maior atração são os paredões submarinos de até 300 metros de profundidade.

 
  
 





O que mais chama atenção no local, além do seu tamanho (apenas 26 km2), é a areia branca e fina, e suas águas cristalinas: são mundialmente conhecidas como o “Mar das Sete Cores”. Imagina o porquê?


A região vive no verão o ano todo: a temperatura é estável, entre 28º e 30ºC, calor compensado pela brisa do mar.

A Ilha é marcada por histórias de piratas que vagavam por lá em busca de riquezas a bordo dos navios espanhóis que cruzavam suas águas. Um passeio imperdível é o passeio à La Cueva de Morgan; uma caverna aberta pela água, onde, dizem, um pirata escondia seus “produtos”. Não esquecendo de dar uma passadinha na réplica do navio do pirata Morgan, que serve como museu.

 
 



Apesar de 80% da economia da Ilha ser financiada pelo turismo, seus habitantes vivem em casas antigas de madeira, em estilo inglês e é comum encontrar adeptos da poligamia, desde que tenham renda para manter toda a família. Muitos de seus moradores são nativos do continente, que foram tentar a sorte com os turistas em San Andrés. E com isso, a população cresceu tanto, que o governo estabeleceu uma permissão de até 4 meses para permanência na Ilha. Após isso, só com permissão especial.

O idioma oficial da Ilha é o espanhol (afinal a Ilha pertence à Colômbia), sendo o crioulo, o mais falado pelos nativos. Mas as pessoas que lidam com o turismo estão preparadas para lidar com os turistas que falam em inglês.

Na Ilha, existe a rede de Resorts Decameron. São cinco unidades, todos eles com o sistema all-inclusive. A unidade Aquarium (imaginem só por qual será o motivo deste nome?) está literalmente dentro d’água. O Aquarium é o mais indicado por estar bem próximo das principais atividades. Mas quem está hospedado em algum dos resorts, pode visitar as outras unidades tranquilamente, e passar o dia em qual preferir.


 
Passeios

- Não pode faltar o passeio em torno da Ilha. Leva-se menos de 1h para contorná-la e é considerado imperdível (mas com um paraíso desses, ninguém deveria estar com pressa, não é mesmo? Então aproveite o passeio! Take your time!). O passeio pode ser feito de taxi, de carro particular, de moto, bicicleta, e até em carrinho de golfe! Todos podem ser alugados com o preço previamente combinados em locadoras próximas aos hotéis.




- No Balneário de West View, um paredão de cinco metros serve de trampolim para os mais corajosos saltarem ao mar.

 

 


- O Olho Soprador é mágico: dependendo da força da maré e do vento, o mar joga suas águas a mais de dez metros de altura por um buraco no chão de pedras. São os chamados “gêiseres colombianos”.


- Outro passeio que não se pode faltar é ao centro de San Andrés. O centro da cidade é uma espécie de Free Shop a céu aberto. A venda de eletrônicos, roupas, perfumes, uísques e bebidas em geral são feitas a preços tentadores!
 

- As praias mais indicadas são as praias Rocky Cay e San Luis, pelo mar calmo, areia branca e sua estrutura para atendimento ao turismo. Há bastante hotéis e restaurantes nessa região.

 
 



- Outro passeio imperdível: visitar a ilha Johnny Cay. É uma ilha a cinco minutos de barco de San Andrés, paradisíaca. Imagina aquela praia deserta dos seus sonhos? É essa mesmo! Chegando à ilha, segue-se para o “El Acuario” para um mergulho com peixes coloridos; são centenas de espécies de animais marinhos na região, entre arraias, estrelas-do-mar, lulas, peixes e tartarugas, é um passeio altamente recomendado. No El Acuario, há um restaurante onde se pode alugar armários e sapatilhas para evitar feridas nos corais e ouriços. Também é oferecido um passeio de barco com o fundo de vidro, onde as pessoas podem visualizar os peixinhos, sem se molhar.

 
 
 


Dicas e Avisos importantes

Moeda – por ser uma zona franca, além dos pesos colombianos, também são aceitos os dólares americanos e os euros.

Cambio - o peso colombiano só pode ser trocado dentro do país. Por isso, troque somente o necessário para não voltar com notas colombianas. Há algumas casas de câmbio em San Andrés, localizadas na Peatonal e próximas ao centro comercial. Muitos estabelecimentos aceitam cartões de crédito.

Vacinas - Para viajar para a Colômbia é necessário tomar a vacina de febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência e obter o certificado internacional da vacina. Quem já tomou pode trocar por o certificado nacional pelo internacional no posto da Anvisa no aeroporto.

Taxa de preservação – assim como em alguns dos destinos com turismo sustentável, paga-se uma taxa de preservação no aeroporto. No caso de San Andrés, a taxa é de U$25 por pessoa.

Como Chegar?

Para chegar até lá é necessário fazer conexão via Bogotá, com vôos pelas companhias Avianca e Varig.



...e boa viagem!!

Au Revoir!









*todas as fotos deste post foram retiradas da internet
Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!
Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!

16 comentários:

Sidiane disse...

Olá!!Adorei o blog... adoro viajar, peno que não o faço tanto como gostaria!Parabéns!!

caldeiraodafelicia.blogspot.com

Link de Qualidade disse...

Olá, gostamos muito do seu post e inserimos em nosso site:
http://www.link.dequalidade.com.br/?p=111

Grato Eu bSou disse...

Muito gostoso viajar a determinados lugares através de teus sensíveis olhos! Parábens pelo espaço! Pax et Lux!

Paulo (Ghost) disse...

Paula, é a primeira vez que acesso seu blog e quero parabenizá-la pelo espaço.

No tocante a matéria arguida quero dizer que assim como você adoro viajar e conhecer novos lugares e com certeza esse estará em minha lista, não só pelas belezas naturais que o mesmo apresenta mas também pela prática do mergulho que é uma grande paixão que possuo.

P.S: Já lhe adicionei como amida pelo BlogBlogs, não respondi sua mensagem pois como sou novo por lá não sei como se faz isso ainda.

Gostaria de saber se você possui algum Banner para que eu possa linka-la em meu blog.

Sucesso para você e sempre que precisar pode contar comigo e mais uma vez parabéns!!

Rodrigo Muller disse...

Viajar realmente é a melhor coisa pra fazer, conhecer lugares maravilhosos, novas culturas, novas pessoas, parabéns pelo blog !!!

Camila disse...

Oi!! sou a Camila do blogblogs...adorei o seu blog!!
Obrigadao por ter me adicionado no blogblogs...vou colocar seu blog entre meus favoritos!
beijo e seguimos em contato

Silvia Freitas disse...

Muito legal seu blog. Já está adicionada como amiga no blogblogs, e espero estar seguindo suas viagens a partir de agora. beijos!

Anônimo disse...

Lindo esse mar, pena que pra ir praÊ eu perciso de ir pra academia durante a madrugada! hauahuahua
com meu corpo magro e desforme (auto-estima-baixa! hehe) eu vou assutar todos os peixes! hehe...

ps.s adorei as fotos em seu blog é tão colorido que dá vontade de catar o passaporte e sair por aÊ (e depois acordar! hauahuahuha) ;) até maisss!

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Estive visitando seu blog, maravilhoso, amei as fotos. Parabéns Abraços Heudes.

Isabela disse...

Bacana o Blog, Paula. Fiz intercâmbio e adoro viajar!

Karen Oliveira disse...

Olá! Parábéns pelo blog.

Adoro viajar, mas não o faço com frequência! Ainda assim, é sempre bom estar por dentro de lugares que valem a pena conhecer, assim, na primeira oportunidade que tiver, vou cair no mundo! rs

Bom, te add no blogblogs, mas não sei mexer muito bem ainda...rs... aí achei mais fácil comentar aqui! (matei 2 coelhinhos com uma cajadada só!)

Bom, então... até mais!
bjinho

Angélica Pavanello disse...

Oi, de cara acho que já vou ser folgada contigo! rsrs.. O fato é que tenho pouco tempo pra pesquisa e menos ainda para ver tópicos (todos) de comunidades. Eu adoraria conhecer este lugar e quero saber de vc que é uma viajante quais as agências que vc recomenda para eu dar uma olhada em preços. Quero começar a pagar uma boa viagem no começo do ano, mas sem frescuras e especialmente optando pelo alternativo (lado B, sabe?)para viajar nas férias. MUITO OBRIGADA SE PUDER AJUDAR!!! MESMOOOO!!! Eu nunca consigo viajar bem nas férias por non conseguir tempo para pesquisar e me organizar no começo do ano, mas juro que tento...rsrs..
Se puder, escreva-me para:
angelicapavanello@yahoo.com.br
OBRIGADÈNHAAAAAAAAAAA!!!!!!
=D

Raul Binder Junior disse...

Muito bonito as paisagens! Bem interessante teu blog! Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. Estou indo pra San Andrés de férias daqui a 2 dias. Ficaremos no Decameron Marazul. Obrigado por partilhar conosco destinos tão lindos.

Anônimo disse...

Olá, estou indo com minha esposa, no feriado do dia 21 e 22 de Abril, serão poucos dias, ficarei no dia 20 em Bogotá (chegaremos as 16:00hrs local) e embarcaremos para San Andrés no dia 21 as 11:35, chegaremos na ilha as 13:35hrs. Portanto ficaremos na 5a. o resto da tarde, 6a. o dia todo e sábado até as 15:00hrs. Ficaremos no Decameron Aquario. Gostaria que nos desse algumas dicas para tão poucos dias. Desde já agradeço

natalia disse...

Natalia disse: Seria o lugar ideal,na verdade escolhido para passar a lua de meu com meu grande amor. Mais,infelizmente seria...