Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Paripueira e Praia do Francês - AL




Paripueira é um município de Alagoas, a 27 Km ao norte de Maceió. Tem praias calmas e mornas, areia fina... Seu litoral faz parte da chamada “Costa dos Corais”, uma das maiores concentrações de recifes de corais do mundo.

A principal é a praia de Paripueira. A diferença desta praia está nos serviços que são oferecidos nela. Esse é aquele lugar onde todos os turistas agenciados se encontram ao mesmo tempo. As instalações são simples, mas que contemplam a um número muito grande de clientes.

Para quem gosta de assistir a demonstrações culturais, esse é o lugar. Dançarinos de frevo, comediantes, negas malucas, lá tem de tudo um pouco.












Para quem gosta mesmo é do sossego, também não sai perdendo... a praia é muito extensa, e a maioria dos turistas permanecem dentro de um desses restaurantes. Saindo dessa área, a praia é bem tranqüila.


Mas a atração principal desta praia é o passeio de catamarã para as piscinas de Paripueira. O passeio custa por volta de R$20. Ao chegar às piscinas, você pode ficar o quanto quiser até a maré começar a subir.






O catamarã sai das piscinas e volta de meia em meia hora, até a última viagem. Para quem precisa, há aluguel de snorkel. Vale a pena!





Essa praia está no roteiro de muitas agências de viagens, onde o passeio leva mais ou menos 5 ou 6 horas.

Novamente, não se esqueça do protetor solar!!!

*
*



Com certeza, é uma das praias mais faladas da região. É situada no distrito de Marechal Deodoro, a 33 km ao sul de Maceió.

Vale a curiosidade de que Marechal Deodoro da Fonseca nasceu no município, e é considerada uma “extensão” da capital, uma vez que já o havia sido.

Ao lado direito, ondas e surfistas. Uma imagem linda de se ver.

Ao lado esquerdo, a praia é protegida por um paredão de recifes, o que faz da praia extremamente tranqüila, quando a maré está baixa.




Águas claríssimas, nesta praia há uns corais próximos a beira, onde é possível ver peixinhos, ouriços, e se der sorte, um polvo ou um cavalo-marinho.











É de extrema importância ter cuidado onde se põe a mão! Como vocês podem ver nas fotos abaixo, eu e meu namorado pegando ouriços. Por favor, entendam que não estávamos sozinhos. Conosco tinha um morador da área, que nos orientou. Ouriço dá febre altíssima, ainda mais do tipo da primeira foto, chamado de ouriço cacheiro.



















Conselho importantíssimo:

Por um bom pedaço da praia, há vários restaurantes que parecem umas cabanas de 2 andares e muitas barracas na praia que são servidas por esses restaurantes.

Não fique na areia de jeito nenhum!! Sei que todo mundo quer pegar um solzinho, mas confie: não fique na areia! Escolha ficar em um dos restaurantes, o mais longe da escada de acesso à praia possível.



Vou explicar:

Esta foto acima ilustra tudo o que é vendido na areia, durante todo o dia. Nesta lista, entraram somente os itens vendidos, mas não a quantidade de vendedores. Se você sentar na areia, corre o risco de ficar estressado ao invés de relaxado. Vende-se de tudo, e além desse “tudo”, há vários repentistas que estão dispostos a cantar para você até você dar dinheiro para que eles sumam e são vários deles! Então aproveite o mergulho e deixe para pegar um solzinho na próxima praia!


Nas próximas quintas, veja o que mais você poderá conhecer em uma viagem a Alagoas: São Miguel dos Milagres, Praia do Gunga e outros..






Au Revoir!! 









Para acessar a matéria principal deste roteiro, clique aqui!





Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!

Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!

3 comentários:

Plínio disse...

Moça eu amo Maceió e Alagoas em geral. Pra mim o paraíso na terra fica em Barra de Sâo Miguel (O local onde os índios caetés devoraram o Bispo Sardinha!), vc conheceu?

parabéns pelas belas paisagens e pelo blog.

Juliana disse...

Só vou ficar um dia, qual praia Vc recomenda. Francês ou paripueira ?

Anônimo disse...

Olá Juliana,

depende muito de qual seja a sua intenção. Paripueira tem toda uma estrutura para o turismo, barracas repletas de mesas com guarda sol, restaurante, shows de danças e humorísticos. É mais indicado para família. Mas a praia não é bonita. É calma, com cor meio barrenta. Fica um pouco mais afastada da cidade de Maceió (acho que quase 1h). A Praia do Francês fica no município vizinho, no máximo a meia hora. É um visual lindo, espetacular, de uma cor azul inacreditável, mas a recomendação é ficar dentro dos restaurantes, porque se você ficar na areia, não terá sossego. Se tiver crianças, é bom ficar de olho, porque a praia é muito cheia.

Espero ter ajudado.

Boa viagem! =)