Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Huacachinha - O oásis da América


 Se você achava que oasis era invenção de contos de mil e uma noites..

 
Recebi uma apresentação de powerpoint enviada pelo meu colega de classe Betinho sobre esse lugar do qual eu nunca havia ouvido falar, e achei tão legal que resolvi compartilhar com vocês rapidinho...

Huacachina é um pequeno vilarejo de aproximadamente 120 habitantes ao noroeste do Peru, localizado na chamada Província Ica.

Huacachina foi construída à volta de um pequeno lago natural no meio do deserto. Esta, conhecida como “o Oásis da América”, é cercada por imensas dunas de até 100m de altura.

As águas do lago têm cor esmeralda, e surgem ali, ignorando o deserto. Isso, devido à proximidade de um vale muito fértil na parte sul do país.


Reza a lenda que o lago do oasis se formou a partir das lágrimas de uma bela jovem de cabelos negros e olhos verdes, a menina Huacachina, que chorava, desconsolada, a morte de seu amado, um guerreiro inca morto em combate. Há quem diga que ainda hoje seja possível ouvir o canto e o choro da jovem em noite de lua cheia.

A via foi urbanizada, e em seus tempos áureos, entre os anos 20 e 50, surgiram casas, hotéis e até mesmo um boulevard. Muros de contensão cercam a vila para impedir que a areia tome conta da área.

 
Atualmente, os proprietários dos terrenos que contornam o Oasis instalaram poços, para usar água do lençol freático e isso causou uma redução do nível da água no lago. Para compensar esta perda e preservar o oasis para atender a demanda turística, a cidade iniciou um processo de bombeamento de água artificialmente para a área.

Hoje, a vila possui vários hostels e operadoras de turismo para atender aos passantes.

Dentre as maiores atrações, está o passeio de bugre. Em Huacachina existem operadoras de turismo especialidades em passeios em deserto, e os bugres são adaptados para andar em tanta areia.


A vila também é muito procurada por praticantes de sandboard.. por que será?


Além do sandboard, outro bom programa a fazer, é assistir ao por do sol no topo das maiores delas. Mas se prepare que a subida pode levar em média 40 minutos!


Ainda pode-se fazer passeio de caique e pedalinho no lago para aqueles que preferem de um programinha mais tranquilo.



Além de tudo isso, o que impressiona é que este deserto, este Oasis, se encontra a somente 5 km da cidade de Ica.

Clique aqui para visualizar uma foto gigante 360º, nos mínimos detalhes.


Que tal?

Au Revoir!

Nenhum comentário: