Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Canoa Quebrada - CE


E a Canoa quebrou meu coração...



Estive pela primeira vez em Canoa Quebrada, há mais ou menos 15 anos.


Me lembro que era uma paisagem paradisíaca, com águas calma, mornas de um lado, e de outro falésias avermelhadas imensas e intermináveis, falésias essas, que se tornaram a paisagem símbolo do que hoje é conhecido como Canoa Quebrada.

Os cartões postais exibem essa paisagem com orgulho.

Estive pela segunda vez em Canoa Quebrada, há mais ou menos 15 dias.

Ao chegar, meu coração se partiu. A fama da cidade levou a um crescimento absurdo de turistas. O crescimento de turistas resultou em uma quantidade louca de barracas na beira da praia. 


Os restaurantes tamparam a visão das famosas falésias. E somente o símbolo da cidade foi salvo entre as barracas, apenas para que os turistas possam tirar fotos.


As barracas distribuem inúmeras mesas à sombra do guarda-sol na beira da praia ao som de samba e muita farofada. 

 
A maré vai enchendo depressa, e os turistas só saem das mesas quando finalmente a maré chega aos seus pés. Neste momento, os garçons vão desesperados recolher as cadeiras para impedir que a força do mar as leve.

Mas ninguém se preocupa desesperadamente com as garrafas e latas que ficam nos pés das mesas. Todos com consciência livre curtindo seu dia de sol.


A cidade de sempre vendeu a imagem das suas falésias nos postais, hoje, esconde e maltrata o que tinha de mais bonito.

Um único trecho ainda foi preservado mais para o final da praia. Mas esse trecho não é acessado por carro, então acredito que a maioria não veja o que restou do que foi um dia Canoa Quebrada.


 A rua mais famosa é a Broadway. Toda iluminada e bem tratada, atrai os turistas à noite para um passeio (curto), uma bebida ou uma refeição.


As ruas da cidade são em paralelepípedo, e percebe-se logo de cara que a urbanização é mais um fator que mata as falésias..


*erosão das falésias que termina na beira da rua*

E sabe o que é mais triste? As falésias que não são mais vistas, são as que ainda são exibidas nos postais da cidade..


E na real, a imagem agora é essa..




Au Revoir!

Nenhum comentário: