Descubra uma grande variedade de acomodações em todo o mundo

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Moqueca Capixaba - Guarapari,ES


 Guarapari é uma cidade capixaba localizada a mais ou menos 50 km da capital Vitória, fazendo parte da chamada Rota do Sol e da Moqueca.



Famosíssima por sua moqueca que possui características próprias e por ser considerada uma das melhores cidades brasileiras para a prática do mergulho, Guarapari atrai turistas do mundo inteiro, não somente por suas inúmeras belezas naturais, como suas areias de propriedades terapêuticas. É uma das opções favoritas dos capixabas e mineiros quando procuram o Sol durante o verão.




As praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta, são praias urbanizadas, com calçadões, quiosques, restaurantes, e são as preferidas das famílias. Essas praias têm águas calmas e transparentes, ótimas opções para crianças.


  *Praia do Morro*
 *Praia das Castanheiras e do Meio*
 *Praia da Areia Preta*

Essas mesmas têm a chamada areia monazítica, a transformando em outra atração local. Esse tipo de areia é conhecido por fins terapêuticos, devido à sua alta concentração de minerais, e garantem que ajuda no tratamento de artrites. Atração para o vovô e a vovó!



O conjunto formado pelas praias dos Namorados e das Castanheiras é um dos principais cartões postais de Guarapari. Com faixas amarronzadas e amareladas de areia monazítica, pedras juntam-se com arrecifes, formando piscinas naturais. Durante a maré baixa, podem-se observar os peixes que ficam nestas piscinas. A água é transparente e tranqüila. 


  *Praia dos Namorados*


A turma do agito já tem outra praia (literalmente): Enseada Azul e Meaípe.  A praia de Meaípe tem aquele jeitinho de vila de pescadores, apesar de tanto agito, e serve de vitrine para o verão; mocinhos e mocinhas desfilam seus modelitos entre os agitos da praia e restaurantes especializados em moqueca e em outros pratos de frutos do mar. Esta praia já esteve entre o top 10 das mais belas praias brasileiras pela Revista Quatro Rodas. Na Enseada Azul, existe um mirante no alto de um morro. 

 
  *Praia da Enseada Azul*
  *Praia de Meaípe*

Para os viajantes que preferem o agito noturno, aqui vai uma dica: Nova Guarapari tem a maior concentração de boates da cidade.


 *Lagoa Nova Guarapari*


Como toda bela cidade brasileira, Guarapari tem ótimas opções de atividades ao ar livre. O surfe é praticado em várias praias ao longo dela, como praia do Sol, d’Ulé, Setibão, do Morro e da Cerca. Essas apresentam ondas durante todo o ano.

  *Praia d'Ulé*
  *Praia d'Ulé*
 
   *Praia de Setiba*
   *Praia da Cerca*



Da Praça Jerônimo Monteiro (centrinho) e da praia do Morro, pode-se fazer um belo passeio de escuna, com várias opções de roteiros, levando de 1 à 6h de passeio.



Para quem curte mais o underwater, a boa dica é alugar barcos de passeio, para conhecer as ilhas e os recifes próximos: Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa. Por lá, encontram-se peixes coloridos, corais, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas. A melhor época para mergulhar na cidade, é entre dezembro e maio. Nesta época, a visibilidade pode chegar a 15m de profundidade. O trajeto de barco até esses pontos, leva menos de 1h e a diversão é garantida por profissionais credenciados. Outro pronto interessante, mas mais raso, fica na Enseada Azul, onde a água é tão cristalina que é possível mergulhar e ter uma visibilidade incrível até uns 8m de profundidade. Lá se encontra um cargueiro alemão afundado a 300m da areia.



 Claro, nem todo mundo está apto a esse tipo de mergulho. Para esses, o Planeta Sub oferece uma piscina com dezenas de espécies de peixes, onde as pessoas podem mergulhar, bastando uma mascara de mergulho. Passeio supervisionado, claro.


Para quem prefere ficar a superfície, a cidade oferece o Expo Mar, onde um imenso aquário abrigam mais de cem espécies de peixes. É uma ótima opção para crianças;



Falando em aventura, Guarapari oferece um parque de esportes de aventura, com uma série de atividades em meios a cânions, cachoeiras e lagos, onde se pode praticar rapel, escalada, canoagem, mergulho e tirolesa. Diversão garantida pelos instrutores do Pedreira Adventures Park.



Dentro da reserva ecológica Parque Estadual Paulo Cesar Vinhas, pode-se visitar diversas praias, dunas e lagoas. Há trilhas de meia hora de duração, e com sorte, podem-se avistar ouriços, preguiças e cegonhas que vivem no local.






Na hora de fazer aquela comprinha, na Casa do Artesão podem-se encontrar trabalhos artesanais locais, feitos com conchas, palhas, barro, madeiras, entre outros. O espaço funciona diariamente até às 22h durante todo o verão. Além deste ponto, ainda pode-se encontrar coisas interessantes na praia das Castanheiras e na praia da Enseada Azul.



A cidade oferece inúmeras opções para diversão. Opções de praias esverdeadas e cristalinas para todos os gostos e idades, opções de mergulho e atividades ao ar livre.


Durante o verão, principalmente, o movimento é grande tanto de dia quanto à noite. Por isso, como na maioria das cidades turísticas de verão, recomenda-se reservar hospedagem.


Quem quiser pesquisar fotos de Guarapari, vai ter a mesma dificuldade que eu. Será que as pessoas querem esconder este tesouro? Se você já foi à Guarapari, ou se pretende ir, divida suas fotos conosco! 



Para mais informações, acesse o site GuarapariVirtual.com.br.

Au Revoir!! 


*todas as fotos foram retiradas da internet
Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! 
Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!
Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!

4 comentários:

Claudiene Finotti disse...

Oi!
Conheci Guarapari em maio de 2009. Gostei muito, embora só tenha ficado 4 dias. Estava chuvoso e nem entrei no mar, mas só de dormir ouvindo o barulhão das ondas ganhei o ano!
Eu conheci parte dessas praias acima, mas o tempo fechadíssimo não ajudou. Eu quero voltar com mais tempo e mais sol, claro...

Bjos.

Paulo Roberto [Em Paralello] disse...

Eu já fui a guarapari, é perfeito... Vale a pena o passeio...

Belíssimo post, como sempre! =D

Sissi | www.commode.com.br disse...

Sacanagem ler esse post na manhã fria de SP. Rsrs...

Tenho mta vontade de conhecer o Espírito Santo. Já fui pra Vitória, mas fui e voltei no mesmo dia a trabalho. Então nem conta, né?

Bjocass

Anônimo disse...

ME disseram que realmente é um lugar lindo... MAs me recomendaram para ir solteira...kkkkkkkkkkkkkk
Beijos