sexta-feira, 26 de março de 2010

O Rei Titicaca


 
O Lago Titicaca encontra-se entre o Peru e a Bolívia, numa altura de mais de 3800m acima do nível do mar. Este é o mais alto lago navegável do mundo, e o segundo maior da América Latina, com seus mais de 175km de extensão (o primeiro é o Lago de Maracaíbo, na Venezuela).


O lago possui 41 ilhas entre povoadas ou não e até artificiais. Artificiais? Como assim? Já já você vai entender.



Lado Peruano




A cidade portal do Titicaca Peruano é Puno. Mas não esperem grandes luxos, pois quem vai diz que é tudo bem simples… digamos; “exótico”. Não há grandes atrações, mas é importante porque tem uma infra-estrutura turística (hotéis, restaurantes, etc) melhor que qualquer outra cidade à beira do Titicaca peruano.


Quem já viu ou pesquisou alguma foto do Titicaca, já deve ter se deparado com Uros, que são ilhas artificiais construídas com “totora” (uma espécie de junco) que flutuam por uns 8, 9 anos, com manutenção em dia. As embarcações nativas e as casas, todas feitas com o mesmo material, que também pode ser ingerido. Quem quiser, Uros tem até pousada feita de totora para quem quiser pernoitar. É recomendável reservar o passeio através de agencias de turismo.

 
  
 A visitação a Uros é hoje uma das maiores atrações turísticas do Peru, e onde excursões partem da cidade de Puno. Para chegar lá, é preciso tomar a embarcação, que leva um pouco menos de 1h de viagem.

  

Outra ilha importante turisticamente, é Taquile. Nela, vivem indígenas que são conhecidos como os melhores produtores têxteis do país. Além disso, que já foi diz que a paisagem compensa a duração da viagem (4h de barco, mais ou menos). 



Lado Boliviano

Alguém já ouviu falar em Copacabana?
Não é essa aqui do Rio..


 A cidade que dá partida aos passeios no Titicaca boliviano se chama Copacabana. O lugar foi fundado por incas, mas existem evidencias de outras culturas ainda mais antigas e exibe sua influencia espanhola pela sua colonização.

 
Este é o recanto dos mochileiros que passam por aqui.


Reza a lenda, que no Titicaca nasceu a civilização inca, mais precisamente, na Isla Del Sol (Ilha do Sol). Um lugar mágico que vale a pena conhecer. Os barcos saem de Copacabana com horários fixos, e o preço bem em conta.




 Há também a Isla De La Luna (Ilha da Lua). Reza a lenda, que lá era onde as virgens eram isoladas até se casarem com importantes personagens ou com capitães espanhóis que as comprassem. (Recomendadíssimo pelo meu amigo mochileiro Roberto).
  
 


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco do Titicaca. Esse é definitivamente um dos lugares que eu mais tenho vontade de conhecer no mundo inteiro. Tomara que tenha despertado vontade em vocês também!



 
Se você já foi ao Titicaca, conte-nos sua história!


E aí, já preparou a sua mochila?


Au Revoir!

 *todas as fotos deste post foram retiradas da internet 


Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! 
Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!
Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!

 

Nenhum comentário: