quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Galinhas??? - PE





Premiada pelo 8° ano consecutivo este ano pelo Premio VT com a melhor praia do Brasil.

Porto é mundialmente famosa como uma das principais belezas do nosso país. Recebe todos os anos por volta de meio milhão de turistas.

Porto de Galinhas está situada em uma vilinha muito simpática, no distrito de Ipojuca, em Pernambuco. Está a 81 km a partir de Recife e a 248 km a partir de Maceió.




 Galinhas????



Alguém já se perguntou o porquê do nome?
 


Segundo a lenda, o nome está relacionado ao tráfico de escravos. Os contrabandistas aportavam seus navios próximos às piscinas, com os escravos angolanos escondidos no porão. E a noticia que corria pela vila era a de que as galinhas d’angola já tinham chegado ao porto. As galinhas viraram símbolo do local e com o nome não poderia ser diferente. Por onde se passa, sempre tem um turista tirando fotos com as famosas galinhas do porto.




 A vilinha é bem simples, mas tem grande quantidade de lojinhas de souvenires e restaurantes na beira da praia.




No centrinho da vila, o forró é disputado.




Apesar de tanta fama, Porto tem uma população tranquila e nem todas as ruas são asfaltadas. 
E apesar de tanta humildade, Porto possui os maiores resorts do país. 



Como todos sabem, a maior atração de Porto é a praia de Porto de Galinhas. Aquela das piscinas naturais mais próximas da areia que alguém já ouviu falar.





Programe sua viagem entre março e maio. Nesta época o sol está brilhando, mas a temporada já não é alta. E para programar os passeios, não se esqueça de consultar a tábua das marés, ou nada de piscinas naturais... ou até mesmo praia.



A praia do Porto some com a maré cheia, então não dê bobeira!






Para o passeio das piscinas, há várias jangadinhas que levam até lá. O passeio custa mais ou menos R$10 por pessoa, e não leva nem 10 minutos para chegar até lá. É importante não esquecer os chinelos, para passear pelos corais. O guia da jangada indica onde se pode pisar, mergulhar e ainda mostra algumas espécies do local. Além da comidinha do peixe para tirar aquela foto!




 

 

 

 



 Nas horas de maré alta, Porto apresenta um leque de outros passeios muito interessantes.




Um dos mais concorridos, é o passeio de bugre. Este passeio custa mais ou menos R$100 para até 4 pessoas e dura mais ou menos 3h, com parada para banho em vários pontos. Neste passeio é possível conhecer outra beleza de Porto: o pontal de Maracaípe. Lá é uma das principais paradas para banho.



 


Entre outros pontos estão a praia do Cupê (somente para fotos, praia agitada) e Muro Alto (parada, praia protegida por corais).


 








Outro passeio opcional é o de jangada em Maracaípe, uma visita ao rio de mesmo nome, onde há preservação de cavalos-marinhos. Lá os guias são preparados para dar informações, e ainda mostram os bichinhos para os turistas. Sem tocar, é claro.. Ainda, há a opção de pegar o catamarã até a ilha de Santo Aleixo e a outra famosa praia dos Carneiros.


Rio Maracaípe (foto internet)



Ilha Santo Aleixo (foto - internet)


Praia dos Carneiros (foto - internet)

Resumindo: Porto de Galinhas é realmente merecedor de tanta fama. A minha opinião, é que as piscinas naturais de porto são o máximo para todas as idades. Mas a praia em si, não tem nada demais. Então pegue o próximo bugre e conheça Maracaípe que é tranquilíssima, e vale muito a pena.


Então pegue o seu calendário e faça já a sua reserva!!





 Au revoir!!



Se você tem alguma dica ou comentário sobre o post de hoje ou alguma outra sugestão, não deixe de registrar! Escreva um comentário, ou mande um e-mail para A Pequena Viajante!


Não deixe de participar da comunidade "A Pequena Viajante" no orkut!!


3 comentários:

Diggo disse...

Fui a Recife, num bairro chamado Casa Amarela, se não me engano, e fui conhecer Porto de Galinhas, realmente incrível, uma beleza rara que dá orgulho. Depois de ler o post, já estou doido de saudades com uma imensa vontade de voltar, quem sabe nas férias?

Muito bom Bezinha, voltarei aqui mais vezes, bjo.

Lilian disse...

Adoro Porto de Galinhas!!! Me diga: tem coisa melhor do que uma praia sem muitas ondas, com mar transparente e água quentinha? Não fica ainda melhor se o lugar foi uma vilinha, nem muito bucólica, nem muito agitada? Ah, Porto é uma delícia mesmo...

A Pequena Viajante disse...

Com certeza! Porto tem a beleza e a calmaria que todos nós sonhamos! Gostei muito de conhecer Maracaípe, próximo ao burburinho mas tão tranquila...

muito obrigada pelas dicas!!

AU revoir!